top of page

BREVE RESENHA

HISTÓRICA 

     Em  1622,  António  Dantas  fez  edificar  a pequena capela de Nª Srª da Penha de França no  sítio  dos  Ilhéus,  que  foi reconstruída em 1712 e ampliada pouco depois de 1880. Foi para uso dos soldados da pequena guarnição do  reduto da  Pontinha  que  António Dantas mandou construir a capela, sobre uma penha à beira-mar. Era apenas uma pequena ermida, mirando-se nas águas do oceano atlântico. 
   A capela foi restaurada em 1712 e 1755, tornando-se local frequente de romarias, facto  que  originou  a  construção anexa  da casa dos romeiros. Em 1814, por morte do último descendente  de António  Dantas,  a  capela foi nacionalizada  e  cedida  em  1818  à mitra  do Funchal para casa de verão dos seus bispos.

     D. Manuel Agostinho Barreto residiu permanentemente durante  os 34 anos  do  seu pontificado. Este bispo mandou ampliar a capela, deslocando as paredes laterais, e adaptando  o  altar  para receber  uma  imagem  de Nª Srª de Lourdes, a primeira da ilha, oferecida em 1878 pelo cidadão francês M. Goubeaux que vivia na Madeira. A actual capela é fruto desta ampliação de 1880.
    Esta espécie de devoção a Nossa Senhora da  Penha  de França  perdurou  na  Madeira até fins do século XVIII.

   Na segunda metade do séc. XIX, os capelães do Hospício da Princesa D. Maria Amélia converteram a Capela seiscentista em escola e centro de piedade e de ensino do Catecismo da Doutrina Cristã, o qual perdurou no séc. XX. Os padres do Hospício organizaram e editaram, curiosamente em 1911 – o ano da promulgação da Lei da separação das Igrejas do Estado –, um Catecismo Pequeno de Doutrina Cristã, extraído do catecismo mais completo da Diocese do Funchal. O centro catequético da Penha de França tornou-se exemplo e estímulo para as paróquias da Diocese, envolvendo, além dos 300 alunos de catequese, crianças e adultos que ali afluíam por ocasião das festas. Estas constavam de teatro e recitais, música e canções.

   A residência franciscana da Penha foi fundada a 21 de Abril de 1935, dia de Páscoa, tendo os frades deixado o Seminário Diocesano da Encarnação, onde se tinham hospedado, e celebrado a primeira eucaristia na capela da Penha de França. Neste período, a capela notabilizou-se pela Juventude Antoniana, criada a 13 de junho de 1940, aliando o desporto e o lazer à piedade e caridade para com os mais pobres; a União Missionária Franciscana, congregando zeladores e associados das missões por toda a ilha e, ainda, pela grande procissão de Nª Srª de Lurdes, retomada a 14 de abril de 1941.

    A 3 de Março de 2015 oficializou-se a transferência da fraternidade franciscana da Penha, para o convento de S. Bernardino, em Câmara de Lobos, por ocasião dos 80 anos de presença no Funchal (1935-2015), abrindo-se um novo capítulo na história dos franciscanos na Madeira.

/ QUEM SOMOS \

A capela de Nossa Senhora da Penha de França é uma capela da diocese do Funchal, pertencente à mitra do Funchal, situada na rua da Penha de França em plena zona hoteleira da cidade do Funchal.

Actualmente a capela está sob a responsabilidade do padre Carlos Almada.

Em 1966, a pedido do então Bispo do Funchal, D. João Saraiva, iniciou-se a celebração da missa em inglês na capela, pelo padre Agostinho Rafael. O início da celebração da missa em inglês, a primeira vez na diocese, deu-se após a primeira visita do padre Agostinho Rafael à Inglaterra.

A celebração em inglês foi interrompida em 1999 mas retomada no ano de 2007. 

É nesta capela da Penha que se celebra a única missa em inglês na nossa diocese do Funchal, todos os domingos às 10h00 seguindo-se um pequeno convívio em frente à capela no cantinho do Frei João.

IGREJA CATÓLICA

Serviço religioso na capela de Nossa Senhora da Penha de França - Funchal

Holy mass in English every sunday. The only mass in English in Madeira island.

bottom of page